Tecnologia e inovação

TECNOLOGIA

2 min ler

Já assistiu à cena da bala em Matrix? As imagens desta câmera são um pouco assim...

câmera

Já assistiu à cena da bala em Matrix? As imagens desta câmera são um pouco assim.

A startup de tecnologia profunda Mybridge emergiu das sombras com um investimento de € 8 milhões para alimentar seu objetivo - revolucionar a maneira como tiramos fotos.

Fundada por Håkon Espeland e Anders Tomren em 2020, a Muybridge passou os últimos quatro anos desenvolvendo tecnologia de visão computacional em tempo real que usa software para substituir a maioria das partes móveis encontradas nas câmeras tradicionais.

"A Muybridge é uma daquelas raras empresas que conseguiu combinar tecnologias facilitadoras de uma forma que abre um novo paradigma", disse Filip Petersson, sócio da Scandinavian VC Fairpoint Capital, o principal investidor na rodada de financiamento.

O cofundador e proprietário do produto da Muybridge, Anders Tomren (à esquerda), o cofundador e CEO, Håkon Espeland e o CCO Berk Cinar. Crédito: Muybridge

Embora câmeras e smartphones já aprimorem as imagens usando técnicas baseadas em software, como fotografia computacional, os componentes físicos envolvidos na captura da cena - como lentes ou sensores - ainda limitam muito o resultado final.

Em vez de depender de um sistema de câmera fixa, a Muybridge usa vários pequenos sensores e software para criar "câmeras virtuais" que podem simular diferentes perspectivas, ângulos e movimentos sem a necessidade de alterações físicas no dispositivo. Isso dá ao sistema da Muybridge uma flexibilidade muito maior na captura e processamento de imagens em tempo real.

"Pense na cena do bullet time em Matrix, onde o ator estava cercado por várias câmeras", disse o CEO e fundador da Muybridge, Håkon Espeland, à TNW. "Agora, imagine centenas ou milhares deles - cada um tão pequeno quanto uma câmera de smartphone - alinhados, alimentando imagens em software.

"Agora imagine essa configuração dentro das paredes de sua sala de videoconferência em torno de um estádio esportivo, ou mesmo dentro de uma rede de quadra de tênis ou entre postes de gol de futebol, com várias câmeras e sensores enviando imagens de ângulos novos e nunca vistos antes, enquanto o software de última geração combina esses vários feeds em um feed de vídeo pronto para transmissão - isso é revolucionário."